31.10.11

III Congresso Português de Bonsai

Que boa foi toda a experiência neste fim de semana!!

Na minha perspectiva, todo o evento não podia ter corrido melhor, parabéns a toda a organização pelo excelente trabalho e pela capacidade de tornar realidade muitos dos desejos de alguns dos praticantes de bonsai em Portugal. O nível deste Congresso foi muito bom, começando no local e toda a zona envolvente que é de uma grande beleza natural, na exposição das árvores com todas as condições que foram criadas para o efeito, nas demonstrações dos artistas convidados e a interacção destes com os visitantes, no convívio entre os que participaram, enfim...TUDO! A organização conseguiu dar um passo importante na divulgação do que se vai fazendo de bom em Portugal!!

Eu já tinha tido a feliz oportunidade de ver ao vivo árvores trabalhadas pelo Mário Komsta, quando visitei Alcobendas, mas foi uma feliz surpresa para quase todos ( sim porque alguns malandros sabiam e fecharam-se em copas =) hehehe ), que logo ao entrar na sala da exposição, dava-mos de caras com duas árvores fantásticas do Mário (houve pessoal a precisar de assistência médica, não é David lolol ). Para mim e acho que posso dizer com certezas que foi para todos, um prazer poder apreciar o seu trabalho em árvores da sua colecção! Quero também realçar a humildade do Mário, tendo em conta o seu trajecto no Bonsai. O mesmo se aplica ao Jean-Paul Polmans e ao Tony Tikle, que além de maravilhados com o nosso país, foram sempre muito prestáveis nas explicações no decorrer das demonstrações e muito simpáticos em todo o convívio entre o pessoal que participou no Congresso.

Como já circulam várias fotos das árvores que tiveram em exposição, não é necessário estar a colocar novamente, mas aqui ficam algumas que fui tirando.

Isto é que é uma ramificação à séria =)


Tony Tikle e seus parceiros =)


A fantástica Oliveira do Viriato vista de outra forma!

Sem comentários: