24.10.11

3 anos ...

Está por esta altura a fazer três anos que me comecei a interessar por bonsai. É importante para mim fazer uma reflexão de como o meu trabalho e as minhas árvores têm evoluído! O ensinamento mais enriquecedor que retiro, é ter a consciência que três anos em bonsai não é rigorosamente nada, pouco conseguimos perceber neste periodo de tempo. Em outras actividades três anos dá para evoluirmos bastante, mas em bonsai a coisa não é bem assim! Estamos sempre dependentes de outro ser vivo =)

Para assinalar esta data apresento-vos um modesto projecto. Este Juniperus veio para minha casa quando fui à minha primeira reunião do Clube Bonsai de Sintra, isto em inícios de 2009. Nessa reunião foi feito um leilão de árvores pelos elementos do Clube e eu ao ver este exemplar mostrei-me logo interessado, pois na altura Juniperus era coisa que aqui por casa não havia =)
Se tivesse sido agora, a opção era com toda a certeza outra, mas lá está o tal processo de evolução que percorremos no Bonsai, principalmente na escolha de exemplares.

Esta árvore apresentava alguns defeitos muito víssiveis, entre os quais os dois cortes muito feios na parte de baixo do tronco. Na altura isso pouco me preocupou, o que eu queria era mesmo um Juniperus!! Passado muito pouco tempo desta árvore estar no meu espaço, começou a ficar bastante debilitada, quase que perdeu toda massa verde, provávelmente tratavasse de um problema fungico, devido ao solo onde se encontrava. Nessa altura transplantei a árvore para um vaso de treino de dimensões maiores e para uma mistura de solo muito drenante, o que veio a resultar!

Fotografias do aspecto da árvore na altura que veio para o meu espaço:


Durante toda esta época de crescimento o exemplar mostrou sinais de bom crescimento, decidi então meter as mãos ao trabalho e treinar mais um pouco.

Imagem do exemplar antes dos trabalhos:


Imagem do resultado final. Na fotografia a massa verde parece um pouco confusa do lado direito o que não acontece na realidade e a inclinação/ângulo também não está muito correcta, mas dá para ter uma boa ideia de como ficou:


Já sabem que opiniões são muito bem vindas ;)

Sem comentários: