13.12.10

Juniperus chinensis - 1ª estilização

Este Juniperus já o tinha apresentado aqui no Blog : http://mokshainbonsai.blogspot.com/search/label/Juniperus%20Chinensis.

Durante a semana passada decidi meter aos mãos nesta árvore, depois de verificar que tinha respondido bem ao transplante que foi feito para o vaso de bonsai no início da Primavera, pois tinha desenvolvido bem toda a massa verde, compactando bastante toda a estrutura.

Foi o 1º trabalho mais profundo que fiz, sozinho e sem qualquer orientação! Apesar de seguir algumas ideias que já tinha discutido antes.
Na altura que adquiri esta peça, e apesar de bem modesta, a ideia era ganhar alguma prática com exemplares desta espécie, executando alguns trabalhos de maneira a perceber as várias técnicas que se poderão empregar.
Nesta 1ª estilização, o que mais uma vez verifiquei é que ainda tenho muito que aramar até chegar a um nível aceitável, então em exemplares como este , onde o tamanho ainda complica mais essa tarefa.

Quanto ao desenho que tentei fazer, acho que era a hipótese mais viável que tinha em relação ao material base. A frente sofreu uma pequena rotação, eleminei alguns ramos, dois deles mais grossos que aproveitei para fazer dois jins, os quais acho que consegui enquadrá-los bem no desenho final... Não fiz limpeza de verde nos ramos que deixei para realizar a estrutura, apesar de saber que isso iria direccionar e balancear a energia, mas como eliminei muita massa verde nos ramos que não quis utilizar, decidi deixar esse trabalho para depois, mas sei que isso faz com que a imagem (principalmente em foto) pareça um pouco desorganizada.
Ainda falta muito trabalho na definição dos patamares mas esse vai ser um trabalho que vai ser feito no futuro e gradualmente, agora é esperar que a árvore recupere bem desta intervenção, enfim dar-lhe tempo!! E a mim também...

O vaso, num futuro vai ser mais pequeno e noutro estilo!

Sei que é uma peça muito modesta mas fiquei contente com o resultado, para 1ª vez acho que ficou agradável ! Isto, pois todos sabemos que a 1ª vez é sempre a mais difícil =)

Opiniões são bem vindas !

Imagem da árvore depois do transplante:


Imagem do resultado final desta fase:



5 comentários:

marrote disse...

gosto bastante acho que vai ficar muito fixe, no entanto acho que devias ter mais fotos de outros lados, para se perceber melhor o que tás a fazer dele...tás lá macaco! entretanto os meus ouvi dizer que estão a ir desta para melhor..:/
um abraço e força nisso-

ayum hunab ku evan maya ema ho

João Pires disse...

Olá Luís,

Boa! Finalmente sem rede....heheh ;)
No geral está bastante bem. Consegue-se perceber que há uma intenção clara no trabalho olhando para os conjuntos de massa verde bem definidos. Só uma ou outra "coisita" que tentava melhorar... O 1º e 2º ramo ainda estão com "pesos" similares no desenho. Talvez tentar trazer o 2º mais para perto do tronco... Depois, não se vê a profundidade... imagino que esteja lá... mas da frente não se percebe... não dá para tentar resolver?
No entanto repito, para primeira abordagem está bastante bem. Parabéns!

Abr.
João Pires

Luís Cunha disse...

Olá Amigo Marrote =)

Gostei que tivesses passado aqui ! Obrigado e fica prometido mais umas fotos mas também vais ter oportunidade de ver ao vivo que é bem melhor hehe Quanto aos teus é normal , tanto tempo fora mas olha que deve ser só do Inverno mas como não estás lá para ver e as noticias são poucas... Abraço e volta rápido pah ;)

Olá João!

Obrigado pelo comentário!
É verdade que desta foi sem ninguém a amparar a queda LOL mas cada vez mais tenho a noção que a minha caminhada neste mundo é para ser feita com calma! Não quero dar passos maiores que as pernas =) E materal para treinar não se arranja assim por aí aos pontapés... Quanto às considerações que fazes, são muito válidas, obrigado! O problema do 2º ramo será fácil de resolver, acho eu... A possivel falta de profundidade, não existe pois ela está lá apesar de não ser muito visivel na foto, e também porque os ramos que utilizei para esse efeito ainda não têm o comprimento que eu desejo e ainda não chegam ao local pretendido!!

Grande abraço =)

Mariana disse...

Boa, Luís!
Promissor...

Vejo os pontos focados pelo João, e se ele reagiu bem ao transplante, penso que poderias ter arriscado um pouco mais com a poda da massa verde, mas para 1ª abordagem "sem rede", está muito bom!
Tem uma silhueta muito bonita. Faz-me lembrar uma dançarina...

Poesia à parte, toca a praticar a aramação!
("Olha quem fala", podes dizê-lo.
;)

Luís Cunha disse...

Olá Mariana, bem vinda =)

Obrigado pelo comentário e pelas simpáticas palavras!

Talvez poderia ter "arriscado" um pouco mais é verdade e era capaz de resultar num trabalho mais completo e bem feito, com a limpeza feita!! Fica a lição...
Quantos aos pontos que o João referiu, será feita alguma coisa em breve ;)

Abraço!