17.10.10

Pinus sylvestris - 1ª estilização

Durante esta semana tive mais uma estadia pela Covilhã, no Kensho Bonsai estúdio, com o Márcio Meruje. Aproveitei a sua experiência com esta espécie para trabalhar mais um pouco em Pinus.
Por mais espécies que conheça em bonsai, esta continua a ser a que mais me fascina, as possibilidades quase infinitas de desenho que proporcionam, são sempre uma das mais valias nos trabalhos com esta espécie, mas apesar disto, esta espécie requer também um nível de trabalhos e técnicas mais cuidadas e um pouco mais difíceis. Foi, com a ideia de começar a perceber melhor que tipo de técnicas e trabalhos, são aplicadas nos Pinus ao longo do ano, que incidi desta vez o meu estudo, nesta estadia no Kensho.

No desenrolar dos vários trabalhos que tive possibilidade de participar durante esses dias, foi feita a 1ª estilização deste Pinus sylvestris da minha colecção: http://mokshainbonsai.blogspot.com/search/label/Pinus%20Sylvestris.
Este pinus passou por um período de adaptação ao meu espaço de quase um ano, no qual apresentou um bom desenvolvimento. Antes da estilização foi feita a limpeza de agulhas velhas, que se revelou um trabalho bem penoso, isto porque, apesar de ser um sinal de boa saúde da árvore, as agulhas picavam bastante =) e para ajudar, as velas tinham crescido todas muito próximas, que resultou no crescimento de vários tufos de agulhas, o que dificultou um pouco o corte das agulhas velhas.

A ideia para este exemplar, passava por orientar apenas os ramos principais, por isso só foram aramados os ramos mais grossos que vão definir a futura estrutura. Toda a ramificação mais fina não levou arame nenhum, a preocupação agora, não foi com que as velas ficassem orientadas para cima, e nem no local correcto, pois quero que a árvore para o ano responda com um crescimento ainda mais vigoroso ao nível das velas.
A possibilidade da frente, também passava por uma ou duas hipóteses, mas as duas muito próximas.
A fotografia a seguir, do resultado final desta 1ª estilização, apresenta-se ainda um pouco confusa, principalmente porque toda a ramificação fina não está aramada, como já tinha referido, e também porque não eliminei nenhum ramo, mesmo os que futuramente não serão necessários , mas já dá para ter uma boa noção da imagem que pretendo para este Pinus.


Imagem da árvore antes os trabalhos realizados:


Imagem depois da limpeza de agulhas quase completa:


Imagens do resultado final, com a pequena rotação, das duas possibilidades de frente (a inclinação para a frente, não ficou bem a correcta nestas imagens):


3 comentários:

Márcio Meruje disse...

Olá Luís,

Esse pinheiro terá um belo futuro... ;)

Apenas uma correcção , penso que a árvore é mais inclinada para o lado esquerdo para a árvore ficar ligeiramente inclinada e "por cima" do primeiro patamar....

No próximo ano por esta altura já andaremos a escolher um vaso para ele , não ? :)

abraço,

Luís Cunha disse...

Olá Márcio,

Obrigado pelo comentário!

Espero bem que sim , um futuro bem risonho =)

Boa chamada de atenção, mas já por altura que vi a foto pela primeira vez reparei nisso, mas pronto ja estava...

O importante agora vai ser esmerar- me no cultivo durante o próximo ano, para depois é como dizes começar a pensar no vaso =D

Grande abraço

carol vieira disse...

oi luis,
fala mais sobre a experiencia de criar a primeira estilizaçao.
e na sua opniao, qual o conceito d eestilizaçao?
bjao