23.5.10

Ulmeiro

Venho apresentar uma actualização deste projecto.
http://mokshainbonsai.blogspot.com/2010/01/o-culpado_17.html

Depois da primeira grande intervenção, que foi feita em meados de Janeiro, este exemplar foi deixado a crescer livremente, para que recuperasse em condições.
Por esta altura apresentava muito vigor, com crescimento acentuado dos ramos novos (alguns com mais de 1m de comprimento), achei melhor então, começar a definir a futura estrutura. Optei por eliminar, entre outros o ramo grosso que tinha, pois surgiram outros ramos nesse local, assim vou poder trabalhar o movimento e a conicidade dos mesmo, de maneira a que o resultado seja mais convincente.
Tinha deixado também um ramo a crescer para cima, mas infelizmente um acidente, fez com que o perdesse, não é grave, pois com o vigor que o exemplar apresenta facilmente surgirá outro nesse local.

Imagem do resultado:



2 comentários:

Rodrigo Sousa disse...

Viva Luis.

Realmente é uma especie incrivel,e coitada está um bocado mal afamada!!
Talvez por causa dos "Ulmeiritos dos Hipermercados" que tanto publicidade fizeram (e fazem ao Bonsai).

Vigorosa como se vê..Folhagem pequenina,troncos e as ramagens sinuosas,fazem as 4 estações do ano,para trabalhar vê-se resultados de um ano para o outro,resistencia = campeão,bom ...

Hoje estive a tratar também do meu,fico espantado com a força que tem.


Luis toca a escolher ramagens de sacrificio (e evitar acidentes),para engrossarem bastante,e formar a ramificação primária.
Uma coisa que tenho notado nos Ulmus é que para trabalhar com aramagem nas ramas primárias ,antes do corta e cresce,convém aramar logo quando as guias são muito finas quase verdes ainda,senão um pouco mais grossas já não dá para aramar,ficam retas e quebradiças e só vai lá com a tesoura..

Boa sorte e vai mostrando os passinhos todos é bastante interessante de acompanhar,"fazer" a ramificaão toda do zero com uma base que pessoalmente gosto dela.

Um abraço
Rodrigo Sousa.

Luís Cunha disse...

Olá Rodrigo!

Obrigado pelo comentário!

É verdade que os Ulmeiros são mesmo uma espécie cheia de virtudes...

Os ramos que deixei são mesmo os tais ramos de sacrifício de que falas para eu escolher!! Todos os outros que eliminei já eram de maior porte, mas não estavam nos locais que eu quero, foram so deixados a crescer para que a árvore recuperasse em condições da "tareia" que tinha levado.

Já tenho o desenho futuro para este exemplar na cabeça, qualquer dia passo para o papel e mostro aqui =)

Grande abraço e vai aparecendo...