14.3.10

Juniperus Chinensis

Este Juniperus foi dos primeiros exemplares que adquiri para a minha colecção.
A ideia por altura da compra, era ter um exemplar desta espécie, para poder treinar e começar a perceber as várias técnicas que podem ser utilizadas no trabalho em Juniperus. Pelo preço que custou na altura, achei uma boa compra... ( olhos de principiante lol )

Aspecto do exemplar quando veio cá para casa:


Durante este inverno, foi eliminado o primeiro ramo daqueles que penso eliminar em toda a estrutura, foi também feita uma limpeza de arejamento e escolhida a frente.

Aspecto do exemplar depois desta 1ª intervenção:


Agora chegou a altura do envase da planta num vaso de bonsai e gostei do resultado.
Vou deixar a recuperar toda esta época de crescimento e talvez lá para o final do ano realizar a 1ª estilização, mas acho que pelas imagens já se consegue perceber a minha ideia para o futuro.

Vista de frente:


Vista dos Lados:


Vista de trás:

2 comentários:

Gustavo Pessoa Duarte disse...

Olá Luís,

Não sei se é pela foto, mas gosto mais das potencialidades da última foto como frente. Para além disso ponderava ficar apenas com a massa verde superior, acima do primeiro ramo que agora ficou. Boa reflexão...

Abraço,

Gus

Luís Cunha disse...

Olá Gustavo,

Obrigado pelo comentário!

Percebo perfeitamente o que dizes quanto às potencialidades do que é agora a parte de trás, mas um dos pontos que logo à partida é menos favorável nessa opção, é a árvore ficar inclinada para trás, sei que não é nada que não se possa vir a corrigir mas por enquanto acho que a frente que resulta num conjunto mais harmonioso foi a escolhida, mas a hipótese que apresentas não está posta de parte...

Quanto à sugestão que fazes em relação à massa verde, é minha intenção eliminar o 1º ramo tal qual como dizes, mas também outro mais a cima, pois é demasiado grosso para se enquadrar com a restante estrutura!

Este exemplar apesar de não "encher o olho" tem pormenores com algum interesse, que vou tentar realçar com o passar do tempo, mas vamos com toda a certeza ter oportunidade de trocar mais impressões, mas ao vivo ;)

Grande abraço