31.3.10

Crataegus


Para mim é difícil de explicar porque gosto mais de umas espécies do que outras, e esta é daquelas que desde o começo do meu caminho pela arte do bonsai sempre me chamou a atenção! Não é fácil conseguir um exemplar interessante de crataegus, principalmente pela minha zona, pois existem muito poucos e em nada tão apelativos como este que apresento ou como alguns exemplares que se podem ver mais pelo Norte do país...

Já tinha tentado adquirir para a minha colecção uma peça de crataegus que pudesse trabalhar, mas na primeira tentativa já cheguei tarde... Mas se há males que vêm por bem, este foi um deles! Pouco tempo depois, um amigo sabendo o meu gosto pela espécie, apresentou-me este exemplar, apesar de algumas reservas pois era material ainda com pouco tempo de recolha, decidi avançar, pois foi amor à primeira vista =) Gostei principalmente dos movimentos suaves e elegantes do tronco, e da casca deste crataegus.

Como era esperado este ano, a árvore rebentou em força. Nesta etapa estou interessado principalmente no saudável desenvolvimento da planta, por isso está a ser deixada a crescer livremente. Vou esperar pelo próximo Inverno ou até mais talvez, para fazer alguma intervenção, apesar de já ter algumas ideias possíveis quanto ao desenho futuro.

Aspecto da árvore por estes dias:


Promenor da Casca:


Um possivel desenho para o seu futuro, mas completamente aberto a sugestões!

3 comentários:

Rodrigo Sousa disse...

Viva Luis.
Que magnificas formas o tronco,e a casca já formada muito bom para seguir para Bonsai.

E tem algo que adoro nos trabalhos de Bonsai,construir toda a ramificação desde o zero,com uma boa base,pode-se aplicar toda a técnica e o desenho vai aparecendo aos poucos,de trabalho em trabalho.

Luis o unico reparo que vejo é o nebari,que penso que terá de ser bastante bem trabalho nos proximos anos para dar "consistencia" á arvore.

Boa sorte para ela e vai mostrando os passinhos todos,que é bastante interessante de acompanhar.

Um abraço
Rodrigo Sousa

Márcio Meruje disse...

Olá Luis, viva !!!

Ora, ora... tudo em força , é assim mesmo !!!


Para o ano uma modelação e parecerá outra coisa ...

Um reparo... No teu desenho deverias contar com a rebentação que te surgiu agora do lado direito... Talvez possas garantir um maior equilibrio...

E atenção...olha que o crataegus é uma folhosa ;)


Abraço,...

Luís Cunha disse...

Olá Rodrigo e Márcio, Viva!!

Rodrigo obrigado pelos comentários! É verdade que tenho essa boa opção de puder construir toda a ramificação desde o início, vamos ver se consigo fazer um bom trabalho... Quanto ao nebari, vou mesmo ter que aguardar para ver o que tenho por ali, pois quem recolheu este exemplar também não se recorda, pode ser que se aproveite alguma coisa ;)

Márcio pois é lol esse desenho foi feito por mim ainda nem a árvore estava comigo, foi o entusiasmo... Está muito "pinus" não é!? Ainda tenho um pouco de dificuldade a visualizar possíveis desenhos a seguir em folhosas, mas vou chegar lá =) Quanto á rebentação que surgiu mais à direita do tronco, é esperar que se aguente pois trás mais opções de desenho é verdade...
Obrigado pelo comentário!

Abraço aos dois!!
Luís Cunha