9.2.10

Acer Deshojo

Este Acer foi dos meus primeiros exemplares, está comigo há pouco mais de um ano. Até agora não tinha feito qualquer intervenção sem ser a mudança do substrato por altura da compra.

Este era o aspecto da árvore na Primavera passada:


Agora o trabalho realizado passou pela escolha de uma nova frente de maneira a aproveitar a parte do nebari mais interessante, foram eliminados alguns ramos que não se enquadravam no desenho que pretendo e aramados os restantes.
Ainda há muito trabalho por realizar, nos próximos tempos a minha ideia passa principalmente por deixar crescer livremente alguns ramos, refazer o ápice e no próximo transplante enterrar um pouco mais a árvore.

Por agora o resultado foi este...

Frente:

Traseira:

Lateral:

5 comentários:

João Pires disse...

Olá Luis,

Bonitas cores as deste acer!!!
Agora, se fosse meu, seria adubar com um plano bastante "generoso".
Tens aí material para te entreter nos próximos tempos.

Abr.
João Pires

Rodrigo Sousa disse...

Viva Luis.
Estás quase a convencer-me a adquirir uma Acer,a olhar pela tua também se consegue trabalhar com ela em lugares geograficos menos aconcelhaveis para a especie.

Tenho visto nos hortos,material da especie de 1ªclasse e quase que entro em guerra interior para não a trazer.

Estou a gostar de ver a evolução do teu trabalho,muitas coisas a trabalhar,mas é esse o interesse do Bonsai.
Otima sorte e um abraço daqui da terra das Nortadas, mas um poco mais a sul.

Luís Cunha disse...

Olá aos dois!

Obrigado pelos comentários!

Pois é João! este Acer tem umas cores maravilhosas, principalmente na Primavera consegue transportar os meus pensamentos para locais de lindas paisagens =)
Estou a pensar já no despertar da planta fazer o transplante para outro solo, ainda mais adequado e talvez para um vaso maior, depois sim fazer como dizes um plano de adubação generoso...

Rodrigo se é para te convencer apresento-te mais 3 ou 4 caducas que por aqui andam lolol Agora mais a sério, não tires iláções dos meus projectos, pois estão comigo há pouco mais de um ano por isso não posso nem vou poder dizer tão cedo, com certezas, que os Acers se adáptam ao meu espaço. Já me disseram várias vezes que, principalmente este exemplar ( Acer Deshojo ), é de díficil cultivo no nosso clima, mas uma coisa te garanto, enquanto eles quiserem andar por cá vão ter os melhores cuidados ;)

Grande abraço

Gustavo Pessoa Duarte disse...

Olá Luís,

Bonitas cores! Se conseguires ir por diante com este projecto e espero bem que sim. Terás daqui deste lado, alguém cheio de inveja!!!!

Um grande abraço,

Gus

Luís Cunha disse...

Olá Gustavo,

Obrigado pelo comentário!

Espero conseguir manter este projecto em bom rumo e aí escusas de ficar invejoso LOL depois eu convido-te para vires aqui a casa na Primavera para bebermos uma cervejinha e admirarmos as cores lindas deste exemplar ;)

Grande abraço