9.3.11

Actualização - Juniperus chinensis

Como já tinha sido planeado, este exemplar sofreu agora o transplante para o seu primeiro vaso de bonsai. Foi eliminado um ramo do lado direito que tinha sido poupado por altura da 1ª estilização, para salvaguardar a recuperação da planta, futuramente trabalharei os jins que daí resultaram!

Fiquei muito agradado com o resultado, agora é trabalhar na recuperação do transplante e dar um bom cultivo nesta época de crescimento que começa agora a chegar!

Resultado do transplante:


Pormenor do jin trabalhado, com os que serão no futuro:


Pormenor da definição que as veias começam a ter:

9 comentários:

Mariana disse...

Olá, Luís.

Também me agrada! Ainda há muito trabalhinho pela frente, mas como dizem os colegas, "com calma".
;)

Só tenho pena de não ter a memória do João para me lembrar de como era antes...

E quanto à massa verde, não dá para ver: já tem sinais de crescimento? Sabes, tenho um na estufa e dá um resultadão! Agora não arrisco - tudo para dentro da casinha-maravilha após os transplantes...

Boa continuação. Inté.

Carpácio disse...

Parabéns pela evolução nesta tua árvore, a base é muito interessante e se continuares o bom trabalho que tens vindo a realizar tens tudo para ter aqui um exemplar muito muito muito engraçado que vai ficar a brilhar na tua colecção :)

Abraço,
David

Luís Cunha disse...

Viva!

Mariana, obrigado pelo comentário!
É verdade que ainda tenho muito trabalho pela frente,
principalmente ao nível da massa verde mas cada coisa a seu tempo, a intenção agora era conseguir traçar a futura imagem, a partir daqui vai ser trabalhar nos promenores =)
Sim, a massa verde já começava a mostrar sinais de actividade, pois durante o inverno todos os rebentos ficaram castanhos e por esta altura todas as pontas já começavam a ficar verde claro e as raízes também já mostravam sinais de actividade... Mas de qualquer maneira é como dizes, o exemplar está bem resguardado na estufa =) Não deve haver grandes problemas, assim espero!! Obrigado.

David, obrigado pelo simpático comentário ;) Vamos ver se tenho o cabedal suficiente para levar o projecto a bom porto LOL Acredito que sim!!

Abraço aos dois!

Luís Cunha disse...

PS: Mariana não precisas de ter a memória de elefante do João LOLOL Para veres como era a anterior aparência do projecto, aqui no blog antes deste artigo tem outro que mostra qual era o aspecto da planta antes da 1ª estilização =)

M disse...

Ora, ora... que espectáculo !

Nada como uma "boa base" para mostrar o trabalho. Ainda me lembro quando me mostraste esse monte de massa verde pela primeira vez ! ;)

Gostei bastante do resultado final e estou certo que com esta época de crescimento pode ser feito no próximo ano um trabalho mais fino de definição de todo o conjunto !...

E só lá vai um ano... Bom timming !!!

Abraço,

MMeruje disse...

O último comentário era meu :) LOL !

Luís Cunha disse...

Olá Márcio ;)

Pois é verdade que foi uma boa evolução em apenas um ano!
Mas todo este trabalho só foi possivel muito pelo teu contributo, aproveito mais uma vez para te agradecer todas as oportunidades que me tens dado =)

Quanto ao trabalho de definição de todo o conjunto, tu sabes pois conheces bem o exemplar que a fotografia distorce muito daquilo que é na realidade quanto à colocação dos patamares!(Tenho que comprar uma máquina melhor para tirar aquelas fotos todas cromas LOLOL) Não quero dizer com isto que ainda não falta muito desse trabalho de definição...

Grande abraço e obrigado pelo comentário ;)

Mário Eusébio disse...

Viva Luis!

Eu também gostei! Embora o vaso para já não favoreça o conjunto, mas como é uma fase intermédia isso pouco contará!

AGora é esperar pela recuperação e dar-lhe de comer ;)

Abraço,

Mário Eusébio

Luís Cunha disse...

Olá Mário!

É verdade que o vaso ainda fica um pouco pesado no conjunto mas isso é como dizes, nesta fases intermédia pouco importa! O Vaso tem a seu favor uma cor com tons de encarnado muito bonita que é capaz de vir a resultar bem quando fizer a limpeza das veias.

Depois dou noticias se correu tudo bem na recuperação ;)

Obrigado pelo comentário, abraço.