11.1.11

Mais um passo em frente !

Todos sabemos que bom material de viveiro a um preço acessível, para que possamos treinar uma abordagem mais directa à estilização de um exemplar, não é nada fácil de arranjar!
Até aqui, não me preocupei muito com o treino de estilização, até porque, tinha e continuo a ter muita coisa para perceber e aprender, principalmente ao nível de cultivo, mas como outros iniciantes nesta arte tenho muita vontade de ir criando alguma coisa que se vá podendo apreciar! Mas como em tudo na minha vida, gosto de dar um passo de cada vez , não vá trocar as pernas!! =)

Com alguma sorte à mistura este exemplar veio-me parar às mãos , faz no próximo mês um ano! Acho que será um bom exemplo de material interessante onde se pode praticar...

O exemplar é um Juniperus chinensis de viveiro que já tinha sofrido algumas intervenções do anterior proprietário, principalmente ao nível do movimento que foi dado no tronco e na escolha de alguma da ramificação.
Quando a árvore chegou a minha casa, eliminei alguns dos ramos que não iam ser necessários no futuro e trabalhei alguns jins, depois foi deixado a crescer durante todo o ano que passou !
Agora chegou a altura de lhe dar forma, e um projecto deste tamanho, é sempre um bom treino de aramação e foi a altura ideal para perceber directamente a técnica de torção de ramos mais grossos, utilizando ráfia e a famosa barra de ferro lolol

Todo este trabalho foi feito com auxilio e supervisão do amigo Márcio Meruje no Kensho, resultando isto, em dois dias muito bem passados à volta deste e de outros projectos que prometem =)


Imagem do exemplar em meados do Verão passado:



Pormenor do tronco, e de algum do trabalho já feito nos jins:


Pormenor da torção feita num ramo mais grosso:


Imagem do resultado deste 1º trabalho de estilização:


A opção que foi feita de desenho, é a que mais se adaptava à ramificação que se podia usar. Foi deixado ainda um ramo mais grosso com alguma ramificação, que se pode ver tapado na foto em cima, para servir de segurança... Se tudo correr bem até à Primavera esse ramo será eliminado por altura do transplante para um vaso de bonsai, mas que será ainda um vaso de um tamanho maior que o necessário no futuro.

7 comentários:

Mário Eusébio disse...

Viva Luis!

Muito bom o trabalho! Parabéns!

Eu gostei muito da dinámica do movimento e da colocação da massa verde!

Cmpts,

Mário Eusébio

João Pires disse...

Olá Luís,

Isso é que é "pôr a mão na massa"! Boa!
Com certeza este juniperus está no bom caminho.
Boa continuação.
Abr.
João Pires

Luís Cunha disse...

Olá Mário e João!

Obrigado pelos comentários =)

É verdade que resultou um desenho com um movimento atractivo Mário, mas ainda penso mudar um pouco uma coisita ou outra, mais ao nível do detalhe pois o maior está feito!

Pois é João agora apanhei o gosto olha não quero outra coisa LOL
Grande abraço e até breve ;)

David Carvalho disse...

Olá Luis,

Já falamos os dois sobre esta árvore, mais uma vez dou-te os Parabéns pela aquisição é uma peça de treino mas com qualidade suficiente para se manter na tua colecção...e isso é super importante :)

Adorei o desenho efectuado, acredito que com uns aninhos em cima e num vaso de Bonsai vai ficar muito muito bom :)

Abraço,
David Carvalho

Luís Cunha disse...

Olá David,

Bem vindo e obrigado pelo comentário!

Esta peça vai ter com certeza um belo lugar na minha colecção! Apesar de ter sido um investimento a pensar em treino tenho a noção que material deste é dificil de encontrar ;)

Abraço!

Beial disse...

Con materiales de partida de vivero como este es cuando se ve que uno tiene talento.
Enhorabuena, ya que me gusta mucho el modelado que le has dado.
Un saludo.

Luís Cunha disse...

olá Beial !

gracias por tus palabras, me siento halagado =)

Saludos